Saltar para o conteúdo

Christos Papadimitriou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Christos Harilaos Papadimitriou
Χρήστος Χαριλάου Παπαδημητρίου
Christos Papadimitriou
Nascimento 16 de agosto de 1949 (75 anos)
Atenas
Residência  Estados Unidos
Nacionalidade Grego
Prêmios Fellow da Association for Computing Machinery, Prêmio Knuth (2002), Prêmio Gödel (2012), Medalha John von Neumann IEEE (2016)
Instituições Universidade da Califórnia em Berkeley
Campo(s) Ciência da computação

Christos Harilaos Papadimitriou (em grego: Χρήστος Χαριλάου Παπαδημητρίου; Atenas, 16 de agosto de 1949) é um Cientista da Computação da divisão de Ciência da Computação da Universidade da Califórnia em Berkeley, Estados Unidos. Ele estudou na Universidade Técnica Nacional de Atenas (BS em Engenharia Elétrica, 1972) e na Universidade de Princeton (Mestrado em Engenharia Elétrica, 1974 e PhD em Engenharia Elétrica e Ciência da Computação, 1976). Ele também lecionou em Harvard, MIT, a Universidade Técnica Nacional de Atenas, Stanford, e UCSD.

Papadimitriou é o autor do livro Complexidade Computacional, um dos livros mais utilizados no campo da teoria da complexidade computacional. Ele também é co-autor de Algoritmos com Sanjoy Dasgupta e Vazirani Umesh. O livro foi publicado em 2006.

Ele é destaque entre os top 100 autores de ciência da computação, e seu nome foi listado na posição 19 na base de dados do Search Engine CiteSeer acadêmicas e biblioteca digital.

Prêmios e homenagens

[editar | editar código-fonte]

Em 2001, Papadimitriou foi introduzido como um Fellow da Association for Computing Machinery e em 2002 ele foi premiado com o Prêmio Knuth. Tornou-se fellow da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos pelas contribuições para a teoria da complexidade, teoria de banco de dados e otimização combinatória.[1] Em 2009 ele foi eleito para a Academia Nacional de Ciências. Durante o 36º Colóquio Internacional sobre Autómatos, Linguagens e Programação (ICALP 2009), houve um evento especial em homenagem às contribuições de Papadimitriou para ciência da computação.[2]

Produções bibliograficas

[editar | editar código-fonte]
  • Elements of the Theory of Computation (with Harry R. Lewis). Prentice-Hall, 1982; second edition Setembro 1997.
  • Combinatorial Optimization: Algorithms and Complexity (com Kenneth Steiglitz). Prentice-Hall, 1982; segunda edição Dover, 1998.
  • The Theory of Database Concurrency Control. CS Press, 1986.
  • Computational Complexity. Addison Wesley, 1994.
  • Turing (a Novel about Computation). MIT Press, Novembro 2003.
  • Life Sentence to Hackers? (in Greek). Kastaniotis Editions, 2004. Uma compilação de artigos escritos para o jornal grego To Vima.
  • Algorithms (coauthored with Sanjoy Dasgupta and Umesh Vazirani). McGraw-Hill, Setembro 2006
  • Logicomix, Uma Jornada Épica em Busca da Verdade (em coautoria com Apostolos Doxiadis, e ilustrações de Alecos Papadatos e Annie di Donna). Editora Ικαρος, 2008.

Referências

  1. «National Academy of Engineering, Members by Last Name: P». Consultado em 20 de abril de 2010. Arquivado do original em 6 de setembro de 2010 
  2. «Special Events: Honoring Christos Papadimitriou Scientific Contribution to Computer Science». ICALP 2009 – 36th International Colloquium on Automata, Languages and Programming. Consultado em 20 de abril de 2010. Arquivado do original em 6 de março de 2012 

Ligações externas

[editar | editar código-fonte]